O Festival de Cannes vai até o dia 25 de maio, reunindo cineastas, celebridades e amantes do cinema de todo o mundo.
O Festival de Cinema de Cannes começa hoje terça (14) na França e traz consigo toda a emoção do mundo do cinema. Trazendo sete filmes brasileiros em diversas mostras, incluindo o documentário “Lula”, dirigido por Oliver Stone.
Este ano, o Brasil está na corrida pela cobiçada Palma de Ouro com “Motel Destino”, do talentoso cineasta Karim Aïnouz, que está participando pelo segundo ano consecutivo.
Outro filme brasileiro na disputa pela Palma de Ouro é “Amarela”, de André Hayato Saito, que aborda um tema tão importante como a discriminação contra pessoas de origem asiática. E na cerimônia de abertura, teremos o prazer de assistir à comédia francesa “O Segundo Ato”.
No entanto, a cerimônia de abertura enfrenta desafios, com mais uma greve e a promessa de novas revelações sobre agressões sexuais no cinema francês.
Recentemente, 100 atores e atrizes se uniram em uma carta aberta no jornal Le Monde para denunciar a impunidade dos agressores. Essa iniciativa surge após um estudo oficial revelar que 94% das denúncias de estupro feitas por mulheres à polícia em 2022 foram arquivadas sem abertura de processo penal.
O Festival de Cannes continua até o dia 25 de maio.