Um estudo feito pelo MIT investigou como o ChatGPT influenciou o trabalho dos profissionais na redação de documentos comerciais. Os pesquisadores Shakked Noy e Whitney Zhang recrutaram 444 participantes de áreas como marketing e análise de dados para escreverem dois documentos cada, como comunicados de imprensa e relatórios breves.
Na primeira etapa, os participantes escreveram sem usar o ChatGPT, e na segunda etapa, alguns foram escolhidos aleatoriamente para utilizar a ferramenta, enquanto outros continuaram sem auxílio. Os resultados mostraram que, embora a qualidade inicial dos documentos não tenha variado muito entre os grupos, aqueles que usaram o ChatGPT na segunda etapa foram mais rápidos e produziram documentos de melhor qualidade.
Os profissionais que usaram o ChatGPT conseguiram produzir seus documentos em média 17 minutos, enquanto os que não usaram gastaram em média 27 minutos. Isso representou uma melhoria de 59% na produtividade para o grupo com IA. Além disso, os documentos produzidos com a ajuda do ChatGPT foram avaliados como significativamente melhores por avaliadores independentes.
Qual o resultado?
Ao analisar como os participantes distribuíram seu tempo durante o processo de escrita, percebeu-se que o uso do ChatGPT alterou essa distribuição. Com a ferramenta, menos tempo foi gasto na geração de ideias e no rascunho, permitindo mais tempo e energia para a edição final. Isso resultou em documentos mais refinados e de maior qualidade. As conclusões principais do estudo mostraram que o ChatGPT pode significativamente melhorar a eficiência no trabalho.
Fique atento para não perder nenhuma novidade!